sexta-feira, 2 de julho de 2010

A hora e a vez dos concursos-escada

     Concursos públicos são como plantações: há a época de semeadura, entressafra (nova ortografia rs), safra e colheita. Nesse momento, estamos em época de semeadura para o concurso da Receita e de safra para os concursos-escada.
     Prova disso, é a recente publicação do excelente concurso para o Ministério Público da União (MPU). Esse concurso costuma ser muito concorrido, tendo em vista a quantidade considerável de nomeações e o ótimo salário, mesmo em comparação com o setor público. (Pois comparar salário de setor público e privado é covardia).
    Assim que o edital foi publicado, corri para ler as informações principais como datas da prova, das inscrições, matérias para analista e técnico, formação necessária, vagas e cidades de realização do certame. A princípio, já esperava não haver prova nas cidades do interior, apenas nas capitais, portanto, nem me surpreendi. Porém, como as provas serão em dias diferentes - sábado para analistas e domingo para técnicos - conclui que seria muito dispendioso acabar prestando para os dois cargos. Teria de optar por um. 
     Analisei o edital para analista administrativo e percebi que era 90% idêntico ao de técnico. Estava certo em prestar para analista, porém alguns pontos me fizeram rever minha opção.
     Sem dúvida, a ideia é sempre obter o melhor. O melhor cargo, o melhor salário, o melhor local de trabalho... porém, como outras coisas na vida, às vezes é preciso ser humilde e reconhecer as deficiências e aptidões. Como naquele ditado, muito comum aos lutadores de jiu-jitsu, "ceder para vencer". Abrirei mão momentaneamente da possibilidade de passar num cargo que paga 60% a mais para tentar a possibilidade de exercer um cargo que certamente chama acima de 60% além do cargo de analista. Afinal de contas, a ideia não é me aposentar nesse cargo, e sim usá-lo como ponte para o almejado cargo de fiscal.
     Dessa forma, mudei minha estratégia. Prestarei para técnico e assim, quem sabe, terei chances reais de um dia ser chamado e melhorar - e muito- a qualidade dos meus estudos. Já que terei a despreocupação com a estabilidade e com "o salário do mês que vem".

2 comentários:

  1. Faça para os 2 cargos, mas estude para 1 deles. Não irá perder nada e ainda aumentará as chances.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu blog!!! Parabéns!!!! Também daria o mesmo conselho do colega acima! Se vc fez a inscrição para os 2, faça para os dois. Acho relativo ser mais fácil passar para Técnico do que para Analista. Para Técnico a concorrência é muito maior e vc tem que ter uma ótima pontuação. Para Analista vc não precisa ter uma pontuação excelente, mas são poucas vagas. Então, se as matérias são idênticas, vc pode se preparar para Analista e fazer para os dois. O que vier é lucro! Bons estudos e sucesso!!!

    ResponderExcluir