terça-feira, 8 de junho de 2010

A ressaca pós-Receita 2009...

     Prestei ATRFB. Fiquei por duas matérias. Duas matérias novas. Por duas ou três questões em cada.... A vida de concurseiro é assim mesmo. Preparamo-nos um tempão para certa prova (ou para certa área) e, temos nosso futuro decidido em um ou dois finais de semana. Daí vai da sorte - ou do azar - de estar com a saúde em dia, com a mente sã, com as matérias frescas na cabeça, e de certa forma, ter sorte em cair aquilo que foi estudado e retido. Claro... aí vem aquela máxima de que "quanto mais estudamos, mais sorte temos".
     Estudar para concurso é, metaforicamente, equilibrar pratos.
     Note que, como a equilibrista, nós concurseiros não podemos deixar nenhum dos 'pratos' pararem de girar. Nenhuma das matérias deve ser relegada a segundo plano. O aprendizado precisa envolver leitura, releitura, revisão e acompanhamento. Nenhum estudo é perdido. Caso, por exemplo, fiquemos um tempo sem ver determinada matéria, uma porcentagem (pequena) dela ficará sempre retida em nossa memória. E reaprender é sempre mais fácil e prazeroso do que aprender do zero. Alguém, por exemplo, se esqueceu de como faz um M.M.C? Ou uma regra de 3? Ou mesmo uma multiplicação de números fracionados? Creio que ninguém que estude sério tenha esquecido disso e, no entanto, aposto que a esmagadora maioria não vê esses tópicos há anos - ou até décadas.
     Mas, voltando ao tópico, após a decepção no concurso da Receita, descansei algumas semanas. Durante esse tempo, e até alguns momentos passados, evitei entrar em sites, fóruns e afins relacionados ao concurso. É amargo ver que por pouco não realizamos um sonho e que o mesmo fora adiado alguns anos. Mas, é o jogo. Isso nos caleja e nos fortalece para o próximo ou para os concursos-escada.
     Um desses que me motivou a estudar foi o concurso para a Caixa Econômica Federal. Embora o salário inicial seja um pouco baixo, a busca por estabilidade falou mais alto. Além do mais, o meu curso superior, a possibilidade de vir a ocupar algum cargo em comissão, o excelente auxílio-refeição e o auxílio-creche, pesaram na balança. Prestei, acertei 37 pontos de 60 e estou no aguardo do resultado, com possibilidades reais de ser convocado.
     Mas... como não poderia deixar de ser, a vida  banca nos prega peças. O resultado, que estava programado para sair dia 08, ficou adiado para o dia 14 de junho, por causa da nova data que a prova para o RJ foi marcada. Ou seja, mais uma semana de aflição. E as esperanças se renovam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário