terça-feira, 15 de junho de 2010

E finalmente sai o resultado da CEF

     Finalmente foi publicado ontem o resultado do concurso da Caixa. "Publicado" daquele jeito: listas enormes e confusas, um emaranhado de nomes e números para deixar o mais treinado escoteiro perdido. Mas é assim mesmo. Para a felicidade geral o site concurso virtual publicou uma lista em ordem de classificação e divida por polo. Maravilha, tudo o que qualquer candidato precisava. O link direto para o arquivo em .pdf é esse aqui.
     Analisando o resultado - e a minha classificação - algumas inquietações me vêm à mente; fiquei na 110º posição para meu polo e 1211º para o macropolo SP-Interior. Péssima classificação à uma primeira vista e nem tão péssima em uma análise mais apurada. O lado bom é que para o polo foram 8.508 inscritos e para o macropolo 113.293. Desses 8.508 inscritos, apenas 404 conseguiram o mínimo de pontuação para ser aprovado. Dá aproximadamente 5%. Então, supondo que 5% dos 113 mil são as pessoas que realmente estudam, podemos considerar que fiquei em 1211º de 5.665, fora da capital paulista. 
     Considero um resultado fraco, para alguém que almeja a Receita Federal. Claro que uma coisa não tem nada a ver com outra, porém, à primeira impressão, uma certa decepção vem à tona. Afinal de contas, as pessoas olham e comentam "-nossa, estuda tanto e ficou em 110º?" Aí entra uma palavra mágica, chamada foco. Depois do estudo, o foco é o principal ingrediente para o sucesso em concurso público. De nada adianta estudar 10h/dia de conhecimentos bancários e querer passar na Receita. Ou estudar com afinco Comércio Internacional e querer aproveitar esse estudo em um concurso para Tribunais ou para Bancos.
    Mas, enfim, embora eu busque nesse primeiro momento a estabilidade de um emprego/cargo público, não creio que minha colocação seja suficiente para a convocação num prazo de dois anos. O concurso passado convocou 251 pessoas em quatro anos, o que dá uma média de 5 pessoas por mês. Isso gera uma perspectiva de ser convocado em 22 meses, ou daqui 1 ano e 10 meses ou, no mais tardar em abril/2012. Como há a possibilidade de o novo concurso para a RFB ser em dezembro/2011 e janeiro/2012, provavelmente eu faça a prova da Receita antes de ser convocado para a CEF. A não ser que haja um choque de convocações num primeiro momento (algo como 80 de uma vez) e o restante em intervalos esparsos e regulares de tempo.
     Em todo caso, sigo com a rotina de estudos diários. E que venham os novos concursos-escada para manter a chama acesa e os pratos sempre girando.

Um comentário:

  1. olá, tudo bem??
    Qual a cidade que vc fez prova??
    Passei em presidente prudente em 103, sera que tenho chanches??
    Meu msn rrossillenne@hotmail.com
    me add ai trocaremos informção, gostei muito do sei blog e do site concurso vitual.
    valeu. obrigado.

    ResponderExcluir