quarta-feira, 2 de junho de 2010

Apenas ler não. Ler, reter e aprender sim.

     No estudo para concursos (ou para qualquer estudo), a leitura é algo imprescindível. Óbvio. Dispensa maiores comentários. Porém, eu às vezes sinto uma dificuldade enorme com alguns textos. Leio palavras, frases, parágrafos e chego ao fim do capítulo sem ter fixado nada da leitura e, ao ir para os exercícios, penso comigo "será que isso estava escrito no livro?!". A razão disso é a desatenção, misturada com a falta de concentração e foco no texto e em suas nuances. Muitas informações vêm implícitas, portanto, atenção é fundamental. Pesquisando a respeito do tema e de como potencializar a leitura de temas técnicos espinhosos, encontrei algumas dicas que reproduzo logo abaixo.
     A leitura de um capítulo deve ser assim dividida:

A pré-leitura

     A pré-leitura é o primeiro olhar que se dá aos títulos de seções e sub-seções, observe as palavras destacadas, os gráficos e desenhos, isto o ajudará se familiarizar como conteúdo e obter uma primeira idéia da dificuldade do tema, o que aumentará sua atenção e interesse no assunto.
- Um conhecimento rápido do tema
- Forma as linhas gerais do texto, preparando-se para receber dados mais específicos, que serão obtidos com a segunda leitura
- Iniciar o estudo de uma forma mais suave, de maneira que em seguida irá ingressar no conteúdo com mais facilidade


Leitura Compreensiva

     Ler compreensivamente (do inglês comprehensive = abrangente) é ler entendendoo a que se refere o autor em cada uma de suas afirmações e quais são os nexos, as relações, que unem tais afirmações.Como todo texto possui mais informações do que o próprio autor quis dizer conscientemente, às vezes o leitor pode descobrir nexos profundos que nem sequer o autor percebeu.
     Podemos falar então dos diferentes níveis de compreensão:

     a) Compreensão primária: é a compreensão dos "átomos" do sentido, das afirmações simples. O que disse essa frase? Neste nível o que pode gerar dificuldades é a falta de vocabulário. Simplesmente não sabemos o que diz, porque não sabemos o sentido da(s) palavra(s) que empregou o autor. Aqui é imprescindível SEMPRE consultar o dicionário. Nunca levar a dúvida adiante. Um dos erros que eu cometia era ir levando a palavra desconhecida adiante e acabava embolando todo o significado global do texto.

     b) Compreensão secundária: é a compreensão das linhas argumentativas do autor, de suas afirmações principais, de seus fundamentos e de como se conectam as ideias. O que quer dizer o autor? Neste nível, o que pode dificultar é não conseguir distinguir entre o principal e o secundário. É muito comum que o leitor se detenha ao exemplo e esqueça a afirmação de caráter universal a que veio exemplificar.

     c) Compreensão profunda: é a compreensão que supera o texto, chegando a captar as implicâncias que o mesmo tem no contexto que foi escrito, no contexto em que foi lido, e no que "verdadeiramente é" e/ou no que "deve ser". O que mais diz o texto? São corretas suas afirmações? Esta compreensão depende de um conhecimento prévio mais vasto do leitor. Quanto maior for a bagagem de conhecimento do leitor, no momento da leitura, proporcionalmente mais profunda poderá ser sua compreensão do mesmo.

Para desenvolver a leitura compreensiva é aconselhável:
     -Ler periodicamente (se for possível, todos os dias),

     -Adquirir mais vocabulário (um dicionário pode ajudá-lo),

     -Exercitar o raciocínio lógico, tanto através do estudo da lógica ou da matemárica,

     -Ampliar a própria cultura geral,

     -Desenvolver o espírito crítico definindo a própria escala de valores, e julgando a partir dela as afirmações de terceiros.

Sublinhado
     Sublinhe aquelas palavras chaves ou frases mais importantes e que resumem o conteúdo. Em qualquer texto há quantidades de frases mais importantes que fazem este papel.



Porque é conveniente sublinhar?
     Porque chegamos com rapidez a compreensão da estrutura e organização de um texto

     Ajuda a fixar a atenção

     Favorece o estudo ativo e o interesse por captar o essencial de cada parágrafo

     Se incrementa o sentido crítico da leitura, porque destacamos o essencial do secundário

     É condição indispensável para confeccionar esquemas e resumos

     Favorece a assimilação e desenvolve a capacidade de análise e síntese

Esquema
     É a estrutura, o esqueleto do tema ( títulos, seções, palavras chave sublinhadas) expressada de forma gráfica.
     Permite expressar conteúdos resumidamente (palavra chave que sintetiza toda uma ideia), classificando-os (o lugar que ocupam no papel determina a importância das ideias: esquerda, maior importância; direita, menor) e relacionando-os (encadeamento lógico de ideias).
     O esquema surge da estrutura dos sublinhados. Devemos tentar ser breve a fim de cobrir tudo com um único olhar, pois serão apenas palavras chaves.

Estilos de Aprendizagem
     Nosso estilo de aprendizagem está diretamente relacionado com as estratégias que utilizamos para aprender algo. Uma forma de entender isso, seria pensar em nosso estilo de aprendizagem como a média estatística de todas as diferentes estratégias que utilizamos. Nosso estilo de aprendizagem corresponde, portanto, com as principais tendências, com as nossas estratégias mais utilizadas.
     Considero-me mais visual. Tenho mais facilidades em aprender aquilo que vejo, seja através de mapas mentais ou grifos. Cada um deve se conhecer para ver qual o melhor estilo que se adapta às suas necessidades.

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