sábado, 29 de maio de 2010

Eu: Meu maior inimigo. Meu maior concorrente.

     Era uma tarde. Ao acessar a página do euvoupassar, vi a notícia que o edital para o concurso da RF tinha acabado de sair. Meu coração gelou, uma mistura de ansiedade e aflição tomou conta de mim. Concurseiro é assim mesmo. Vive reclamando que o edital demora, que o concurso não sai, que não aguenta mais estudar sem uma luz no fim do túnel mas quando vê lá "Edital X" fica totalmente perdido. E foi assim que eu me senti.
     A primeira coisa que fiz foi abrir a página oficial do edital, ler o título e pular direto para a parte dos requisitos: "Brasileiro nato ou naturalizado - ok - ter mais de 18 anos - ok - possuir curso superior em qualquer área - UFA!!" - Meu maior medo era o concurso vir restrito a certas áreas do conhecimento. Sei que a RF é muito grande e que há vários campos de atuação, mas o medo sempre existe e a possibilidade é real (espero que NINGUÉM da esaf/MF/MPOG etc leia esse blog rs). Assim como previram errado a impossibilidade de provas discursivas, VAI QUE previssem errado a questão do curso superior em qualquer área. Para minha sorte, tudo continua como deve ser.
     Após me acalmar, li a respeito das matérias, das provas discursivas, dei uma geral e fui no fórum concurseiros ver o que o pessoal tinha achado. Em época de edital publicado, o forum fica uma loucura; alguns desaparecem, outros aparecem. Alguns preveem problemas, outros enxergam soluções. Enfim, é um rebuliço. Confesso que sou da turma que 'desaparece'. Não consigo ficar naquele clima de troca de informações de última hora e prognósticos que se instala não só ali mas também em corredores de cursinho.
     Planejei um estudo dividido entre exercícios das matérias básicas e teoria das novidades. Dei sorte de ter comprado uma leva de lançamentos de livros de exercícios comentados e passei a devorá-los. Nessa altura, a editora ferreira tinha lançado uma promoção que daria a inscrição para cinco melhores frases do porquê a pessoa mereceria esse benefício. Para a minha sorte, a minha frase foi uma das contempladas e acabei ganhando a inscrição.
     O que eu não imaginava era o que viria a seguir. Ao sair o local da prova, para minha infelicidade, notei que eu ficaria extremamente longe de metrôs e numa área onde o hotel mais barato saia por 150 reais a diária. Um desânimo recaiu sobre mim. Comecei a fazer as contas; passagem, hospedagem, transporte, alimentação... seria MESMO que eu estava preparado para isso? E passar pelas discursivas depois, com matérias como economia e finanças, comércio internacional... matérias que eu tinha estudado porém havia estudado para provas objetivas. Se me perguntassem o que era a UNCTAD, ou algo do gênero eu iria boiar. Coloquei na balança. Imaginei meus concorrentes, pensei comigo: "não adianta tapar o sol com a peneira, não estou preparado". Sim. O sonho de alcançar o cargo de auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil seria adiado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário