terça-feira, 10 de maio de 2011

Os SEALS dos concursos públicos

     O assunto que marcou a semana passada (junto com a eliminação do Palmeiras e sua seguinte vergonhosa derrota por 6 a 0) foi o assassinato de Osama bin Laden. Longe de entrar na celeuma toda que envolve o assunto, o fato é que a revista Veja dessa semana nos trouxe o perfil dos soldados do SEAL, sigla inglesa para mar, ar e terra (Sea, Air & Land).
     Os soldados, após passaram por um estreitíssimo funil de mais de 90% de desistência, ganham o direito de se tornarem membros do Seal e após 6 meses de treinamento no Alasca tornam-se membros da secreta Team 6 (ou seja, a elite da elite).
     O que mais me chamou a atenção nessa reportagem foi o lema dos Seals: "Os amadores treinam até ter certeza de que vai dar certo. O Seal treina até que seja impossível dar errado" e "O único dia fácil foi ontem".
     Acredito que isso possa ser trazido para o mundo do estudo para concursos. O estudo árduo e diário, a abdicação em prol de um objetivo - passar no concurso - e os obstáculos que temos de transpor diariamente fazem nosso treinamento ter uma semelhança com o treinamento dos soldados de elite. A diferença é que - ao invés de lidarmos com a morte - lidamos com a vida. Com a nova vida que cada um de nós terá ao passar em seu concurso do sonho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário