segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Domingo, porte de arma, notícias e afins

     Domingo. A princípio, dia de descanso para o trabalhador normal. Porém, se um simples corretor de imóveis não é bem um trabalhador normal, imagina um corretor concurseiro. Para esse, se domingo não é dia de trabalho, é dia de estudo. Ou, na melhor hipótese, estudo durante o trabalho dominical. 
     Pois bem, e ontem foi o meu dia de fazer um plantão de meio período. Porém, a internet da imobiliária foi bloqueada para todos os sites .com.br. Assim, minha rotina de ler o jornal regional, a Folha e os principais sites de concurso foi substancialmente prejudicada. Mas, como concurseiro não desiste nunca e a vida do corretor é pautada na resiliência e na persistência, acessei o site da Receita e fui navegar pelas suas páginas, ler um pouco o CTN, uma ou outra legislação, etc. Até que cliquei no link que direciona para a página da Polícia Federal. Navegando por essa página, fiquei surpreso ao ler, na parte de registro e porte de armas, que os integrantes da carreira de Auditoria da Receita que lidam com combate ao contrabando e ao descaminho têm o porte de arma restrita garantido. Veja bem o detalhe. Que os fiscais e os analistas podem portar armas de uso permitido, cumpridos os pré requisitos, eu já sabia. Agora, a novidade - para mim - foi constatar que, exclusivamente os que trabalham no combate ao contrabando e ao descaminho, podem portar armas de uso restrito tais como fuzis, metralhadoras e certos calibres. Armas de fogo sempre me fascinaram e, embora nunca tenha querido seguir a área policial, muito me empolga saber que um dia posso seguir esse caminho. Para mais detalhes, siga esse link.

*****

Bons ventos
     As últimas notícias, envolvendo toda aquela história de vazamento de dados, venda disso, compra daquilo etc, sopram boas notícias para quem aguarda o próximo concurso da Receita. Senão, vejamos.
     De acordo com as últimas reportagens publicadas, atualmente há um contingente de 2500 servidores do Serpro cedidos à Receita Federal. Até a explosão de todo esse imbróglio, esses funcionários tinham acesso às senhas de acesso do banco de dados dos contribuintes. No mês passado, a RF tomou medidas que restringem o acesso desses funcionários a dados sensíveis. Ou seja, se 2500 pessoas não podem mais fazer o serviço 100%, o que faltar para chegar nesse índice sobrará para os presentes; analistas e auditores. E, se fazendo o serviço 100% já era difícil conseguirem uma equiparação ou uma incorporação ao quadro de Auditoria, imagine fazendo menos. E aí vem a boa notícia para os concurseiros. Some-se a isso a já aguardada aposentadoria da turma do grande concurso de 1980 e temos grande chance de um próximo concurso com muitas vagas. E, digo mais, com vagas de TI, haja vista que muitos Serpros trabalham atualmente nessa área.
     Exercitando nossa capacidade de abstração e imaginação fértil - como em um aula de teoria macroeconômica - teríamos o seguinte cenário: 1º Subaproveitamento dos funcionários cedidos. Isso gera desmotivação e retorno para o cargo de origem. 2º Aumento da demanda por motivos de copa do mundo/olimpíadas e lacuna pelas aposentadorias e saída dos Serpros. 3º Pedido de concursos anuais e com vagas  suficientes para reposição das que ficaram faltantes, inclusive com divisão em duas áreas: TI e Padrão.
     Corroborando o que penso, note esse post - já apagado - no FC:

Postado Originalmente por GOIÁS EC


Ah, aliás, o pedido de autorização a ser enviado ao planejamento, com 1000 vgs pra AFRFB e 1600 pra ATRFB tá na mesa do SRFB há 3 semanas já.
Só não foi assinado pelo Secretário por causa da crise. Deve ficar pro ano que vem. Essa notícia eu recebi da Ascom, da Coordenação.
O pedido passou na mesa de um colega meu. Não to dizendo que vai ser esse o quantitativo de vagas do próximo concurso, mas vai ser enviado um pedido com esse quantitativo ao MPOG. Tb não sei qdo, ou se vai ser aprovado pelo MPOG, mas que vai ser enviado vai.
     Infelizmente, por motivos por mim desconhecidos, a mensagem sumiu. Sempre acontece. Sempre há um usuário que posta alguma notícia interessante - é execrado - some e a notícia é posteriormente confirmada. Não afirmo que seja o caso, mas nunca é de se duvidar. Se for boato, serviu como motivação. Se for fato, serviu de alerta.

4 comentários:

  1. Poderia mencionar se a menção ao fórum foi antes ou depois do certame de 2009???? Está meio confuso???

    vlw

    vemcateconheco@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. A mensagem foi postada ontem, dia 19 de setembro de 2010

    ResponderExcluir
  3. Muito legal seu blog! Fiquei conhecendo através do FC, eu raramente comento no FC só leio, não tenho mais nervos pra concurseiros exaltados rsrsrs, leio principalmente o tópico Próximo AFRFB. Meu 1º concurso para Receita (2009) eu não fui bem, mas já tenho planejamento e estratégia e no próximo estarei na fronteira!

    ResponderExcluir
  4. Essa mensagem é falsa. O membro foi expulso do forum por agredir os colegas. Tal membro tinha dois cadastros no forum: TOIV e GOIAS EC.
    O agressor loucamente começou a disparar mensagens ofensivas contra os membros da comunidade e logo foi contido por outro membro: __TUX__
    Este ultimo deu um basta nas agressões e acionou a moderação.

    ResponderExcluir