quinta-feira, 29 de julho de 2010

À caminho da Receita Federal do Brasil, começos...

     Em virtude de várias pessoas estarem iniciando seus estudos para o concurso da Receita 201X, resolvi fazer esse posts com dicas, bibliografias e uma pequena resenha dos principais cursos para concursos online, presencial, telepresencial e congêneres. Antes de escrever, informo-lhes que esse blog e seu missivista não têm vínculo algum com qualquer curso, autor, professor, colégio, escola, site e afins e que, portanto, todos os comentários são estritamente pessoais e que opiniões diversas são aceitas e bem-vindas.

     Quando comecei meus estudos, mal sabia também por onde começar. Eu tinha um leve bom senso que todo aprendizado começa por uma boa base e, assim, peguei o edital e analisei quais as matérias que caiam no concurso da Receita e na área fiscal em geral. Pude constatar que há um núcleo básico de 5 matérias que caem em praticamente TODOS os concursos da área fiscal. E são matérias amplas, com muitos detalhes, pormenores e complexidades e, por isso mesmo, tornam-se a base, a estrutura, o alicerce sobre o qual todo o restante do conhecimento será erguido. As "fabulous five" são: Direitos Constitucional, Administrativo e Tributário, Contabilidade Geral e Língua Portuguesa. É como construir uma casa. De nada adianta um telhado lindo, com telhas de vidro, e piso de granito italiano se o alicerce não suportar a estrutura e tudo vier abaixo.
     Da mesma forma, essas cinco matérias formam o alicerce e o início de um estudo planejado para os concursos fiscais.
     Com isso em mente, iniciei os estudos pelo Direito Constitucional. Lembro-me de que meu primeiro 'livro' que comprei - e que todos devem ter, indiscutivelmente - foi a Constituição Federal (CF). Não precisa ser a comentada. Lembro-me bem de que comprei-a no site do Senado e que paguei, na época, 10 reais com o frete grátis. O site para comprar é www16.senado.gov.br/livraria/ . Depois, com o tempo, acabei aposentando a CF em livro e consultei-a apenas em sua versão digital direto do Site do Planalto. A vantagem do site é poder abrir duas abas com a CF e em uma ir lendo os artigos e usar a outra apenas para fazer a consulta dos artigos/parágrafos citados.
     A grande vantagem dos tempos atuais é termos a internet como aliada. Assim, só com as leis, regulamentos, tratados, normativos e as demais legislações que podemos baixar a um clique, economizamos uma dezena de reais. Nem sei como eu faria se não existissem as leis completas e compiladas em sites oficiais. Assim, pode-se encontrar, além da CF, o CTN, as diversas leis imprescindíveis para o concurso - tais como a lei 8112, a lei 6404, a LC 101, etc.

*****
    
     Conforme meu estudo ia avançando, percebi que  seria necessário investir em livros. No começo, minha ideia era ir na contramão; tentaria passar no concurso gastando o menos possível. Porém, percebi que não iria longe economizando em livros e gastando em bobagens. E, como guardar dinheiro é muito árduo, fiz uma grande compra e parcelei em diversas vezes no cartão de crédito.
     Abro um parêntese para dar duas dicas interessantes aos leitores: A primeira é que a Livraria Última Instância geralmente tem os preços mais em conta, além de dividir em até 12x sem juros no cartão. A segunda é que no site de algumas livrarias, como a Saraiva, o internauta recebe um cupom ao se cadastrar e ao fazer aniversário. Então, juntando o cupom de desconto de aniversário mais o do cadastro, a compra pode sair até uns 30% mais em conta. No orkut há algumas comunidades que ensinam o passo-a-passo.
     Voltando aos livros... após fazer uma pesquisa no fórum concurseiros, notei que alguns autores se sobressaiam e algumas livrarias, idem. Comecei pela coleção de 'Descomplicados' da dupla Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, do Ponto dos Concursos. Além desses, comprei o livro de Tributário do João Marcelo Rocha e Contabilidade do Ricardo Ferreira. Todos pela internet. Foi uma alegria ver aquela caixa chegando. Então, para concursos, basicamente três editoras dominam: Campus-Elsevier, Ferreira e Gen-Método. Qualquer livro da área fiscal de uma dessas três é indicado. Só não aconselho a comprar direto do site das editoras pois, santo de casa não faz milagre, e os livros acabam saindo mais caro do que nos sites acima citados.

*****

     Após esse primeiro momento, aconselho ao concurseiro começar a especificar o seu estudo. Dirigi-lo para a área que mais o interessa ou que ele tenha maior perspectiva de edital. Essas 5 matérias têm de estar impecavelmente na memória. No caso do concurso da Receita, adicionei Economia, Finanças Públicas, Estatística e Matemática Financeira. Pequei em não ter adicionado Comércio Internacional, visto que é praticamente impossível uma prova da Receita vir sem essa matéria. As demais, por serem matérias voláteis (que saem, entram; inconsistentes) aconselho a deixar para dar uma lida nas linhas gerais, ter um contato prévio de leve, para não chegar muito sem noção quando o edital for publicado.
     A grande surpresa do concurso de 2009, fora a prova discursiva, foi a saída da Informática. Lembro-me dos tópicos de dúvidas no fórum concurseiros com tópicos 'cabeludos' da informática, tais como redes e segurança da informação. A abordagem era bem profunda, como numa prova típica para os cargos de tecnologia da informação (TI). Acabei comprando a então aguardadíssima 4ª edição do livro do João Antônio, do, até então incipiente, Eu Vou Passar. Ficou, e ainda se encontra, apenas guardado na estante. Mas, são coisas da vida de concurseiro.
    
*****

     Dessa forma, os livros que particularmente indico para os iniciantes são:

Língua Portuguesa:
Se tiver dinheiro e tempo sobrando, a coleção de livros do Décio Sena. Caso queira algo mais sucinto, de gramática, o livro do Rodrigo Bezerra ou do Marcelo Rosenthal. Um que comprei e também indico é o Português na Prática do João Bolognesi e o Interpretação de Textos do Renato Aquino.

Espanhol ou Inglês
Aqui não tenho nenhuma indicação pois, como não cai gramática, creio ser mais proveitoso ler toda semana alguma notícia do NewsweekEconomist ou Financial Times. Obviamente, buscando por notícias que tenham a ver com tópicos econômicos, atuais, com alguma relação com o Brasil, enfim, usar o bom senso. Além, é claro, de buscar toda palavra desconhecida no dicionário que você comprou e pagou uma fortuna tradutor do google.

Raciocínio-Lógico
Aqui a coisa pegou. Além do RL puro, a Esaf camuflou matemática financeira, estatística inferencial e analítica. Creio que o livro do Enrique Rocha e a obra do Sérgio Carvalho e Weber Campos suprem pelo menos o mínimo para fazer uma boa prova.

Direitos Civil, Comercial e Penal
Aqui precisa ser algo sucinto e prático. Para garantir o mínimo e quem sabe uns pontos a mais com a sorte. Essas três matérias são gigantes e, se fosse pra derrubar candidato, não seriam três meses de estudo que iriam salvar. Então creio que, caso o próximo concurso as traga novamente, serão apenas para testar o básico. Um resumo de cada e ir estudando os tópicos do edital com as leis secas dão conta do recado.

Direitos Constitucional e Administrativo
CF, lei 8112 e demais legislações pedidas. De livros, os descomplicados do MA e VP. Depois da base teórica, é imprescindível o investimento em livro de questões comentadas e, nessa parte, gosto dos livros do Gustavo Barchet.

Direito Previdenciário
Estou estudando pelos livros de teoria e exercícios do Hugo Góes. Outro autor de que gosto bastante por suas postagens em forma de artigos, porém não conheço o livro, é o Ítalo Eduardo. Tem cara de ser bem didático.

Direito Tributário
De início, o livro do João Marcelo Rocha. Depois, o de questões comentadas do Barchet. Para aprofundar e se inteirar das súmulas e jurisprudências, o livro do Ricardo Alexandre.

Comércio Internacional
Aqui a unanimidade é o Rodrigo Luz. Embora o autor seja reconhecidíssimo e bem didático, eu não entendo porquê ele não fez um livro condensado com os tópicos que realmente caem no concurso da Receita. Então, para cobrir o edital, faz-se necessário comprar, além do livro de comércio internacional, o livro de relações econômicas internacionais. E, com edital em mãos, ir caçando os tópicos nos dois livros. Completo, porém bem trabalhoso...
Dizem que o curso do Ponto do Ricardo Vale também foi bem interessante. Esse eu não conheci. O autor lançou recentemente um livro de questões comentadas. Talvez seja a minha próxima aquisição.

Contabilidade Geral e Avançada
Aqui foi uma tempestade. Os anos de 2007, 2008 e 2009 foram cruciais para a Contabilidade. Muitas mudanças, muitos pronunciamentos, livros saindo e desatualizados... foi tenso. Aqui tive contato apenas com a coleção do Ricardo Ferreira, que estava desatualizada. Então, juntei o livro com a lei 6404 atualizada e artigos de professores que tentavam acalmar os concurseiros desesperados com as mudanças.

Auditoria
Manual de Auditoria, do Ricardo Ferreira

Economia/Finanças
Comecei pelo Viceconti e Silvério das Neves. Foi praticamente um estupro cerebral. Aquele monte de gráficos, fórmulas, retas, curvas, contas envolvendo Integrais, Diferenciadas, uns símbolos malucos... não entendia nada essa parte. A parte boa são os exercícios, que são comentados. Porém para quem está começando é um atentado violento à paciência.
Um livro que gostei e que compreendeu quase a totalidade do edital foi o do Marlos Vargas. Vale a pena investir. Há o de finanças também. Não me adaptei muito ao do Geraldo Goes, mas tem quem goste.

*****

     Termino, assim minha pequena resenha e indicação de livros para os iniciantes. Aconselho, também, a pesquisarem e tomarem a decisão por sua própria lucidez.
     No próximo post, uma pequena análise dos principais cursos online. Até a próxima.

5 comentários:

  1. Dúvida: quais seriam, exatamente, as 5 matérias principais?

    ResponderExcluir
  2. Direitos Constitucional, Administrativo, Tributário, Contabilidade e Língua Portuguesa. Já arrumei no texto, obrigado pelo toque

    ResponderExcluir
  3. Jean, muito bom os teus reviews. Parabéns.

    Sou servidor da Receita Federal atualmente (ATA) e estou começando a longa estrada visando o próximo concurso para Auditor. Teu texto foi de grande valia.

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Jean, excelente e proveitoso post.
    A indicação da bibliografia é valiosa.
    Você tem sido uma benção na vida de muitas pessoas.
    Obrigado,
    Ricardo, Osasco/SP.

    ResponderExcluir
  5. Estou começando esta árdua guerra chamada CONCURSO PARA AUDITOR DA RECEITA FEDERAL, e com certeza seu texto foi de valia enorme.

    Muito obrigado e meus parabéns.

    ResponderExcluir