sábado, 31 de julho de 2010

Calvin e Haroldo

     Sábado à noite, dia de relaxar um pouco da rotina 'trabalho/estudo'. Lembro-me de uma vez, com meus 8 ou 10 anos, sentado ao lado de meu finado pai, com a parte dos quadrinhos do jornal O Estado de S.Paulo em mãos, ele me mostrou a tira do Bill Watterson, Calvin e Haroldo. Até hoje, lembro-me de suas palavras, dizendo que aquele era o quadrinho mais inteligente que já fora publicado. Na época não concordei muito, afinal de contas eu gostava mesmo era das tiras da Turma da Mônica.
     Esses dias, navegando pela blogosfera, voltei à infância e às suas boas recordações, ao ler as duas tiras que publico a seguir.
     Essa tira foi publicada oficialmente em 31 de dezembro de 1995. Foi a última tira publicada antes da aposentadoria de seu criador. Para quem não conhece, e não leu acima a biografia do Calvin, trata-se de um garoto de 6 anos, que tem um tigre de pelúcia como amigo imaginário.
     A tira ao lado foi desenhada por um fã da série e retrata uma possível continuação da última tira. Os "remédios" citados são para tratar o TDA (transtorno do déficit de atenção) de Calvin. Mas, mais do que isso, a tira demonstra o momento exato de sua saída da infância e o começo da visão do mundo com os olhos de um pré-adolescente, que não vê mais sentido em bichos de pelúcia e brincadeiras inocentes na neve.
     E isso acontece com todos. A busca pelo trabalho, pelo estudo, pelo aperfeiçoamento constante, pelo dinheiro, pelo reconhecimento, status, conforto.... enfim, a busca pelos anseios humanos, muitas vezes nos faz esquecer dos detalhes e dos momentos que realmente fazem a diferença em nossa vida. E nisso, se relaciona o estudo para concursos.
     É imprescindível que estudemos com afinco, porém sem nunca deixar de lado pessoas e momentos importantes, pois elas sim devem ser a razão de toda nossa dedicação.
     

Um comentário: