domingo, 19 de dezembro de 2010

Então é natal... e o que você fez?

     É chegado o fim de mais um ano. Época de se reavaliar e repensar o que fizemos de bom e de ruim, traçar metas para o ano que se inicia, refazer os planos, estar junto das pessoas que gostamos e comemorar a vida. E a capacidade de cada um de nós.
     Desde que iniciei meus estudos, já se foram alguns natais. Uns mais felizes, outros menos. Algumas perdas no meio do caminho. Porém, com a meta final sempre em mente. Acredito que muitos estejam nessa situação e muitos na situação oposta; já passaram por tudo isso e hoje colhem os frutos do esforço, da dedicação, do tempo que não usufruiram com os entes queridos por estarem com um objetivo em mente.
    Clichês à parte, o ponto é que esse fim de ano será de alegria e tristeza para muitos concurseiros que focam no concurso da RF. Com a data limite da prorrogação chegando ao fim, é certo que o seu vencimento trará tristeza para muitos e alegria para alguns (e a recíproca é verdadeira). Longe do mérito do que é certo ou errado, ou do que é justo ou não justo, esse fato (a data limite) virá e, até então, seu resultado é desconhecido por todos os concurseiros.
     Particularmente, torço para que chamem os excedentes. É ilusório achar que virão mais vagas no próximo concurso se não chamarem os excedentes do último. As vagas não são cumulativas. O nível de necessidade já está praticamente no mesmo patamar de antes do concurso de 2009 e essas vagas excedentes sequer cobrem a necessidade de uma região, que dirá do país todo. Ainda mais com copa do mundo, olimpíada, centenas de aposentadorias etc; fatos que certamente que virão nos próximos anos. Além do mais, os aprovados excedentes têm um conhecimento adquirido que ninguém lhes tira. Assim, certamente, caso não haja a prorrogação, muitos virão com força e apenas necessitando revisar os assuntos para serem aprovados no próximo. Além, é claro, da gana de estudar com muito mais afinco para não "ficar por pouco".
     Mas, enfim. O certo é que o fim desse ano chegou. É natal, hora de dar uma diminuida nos estudos, rearrumar os materiais, pedir e ganhar alguns livros de presente de natal, doar os que não usa mais e partir com toda força no próximo ano. Dificilmente haverá concurso para a RF ano que vem. Porém haverá INSS, PF e os tradicionais ISS e ICMS's da vida. Bom para ir treinando e se avaliando para o grande dia. O dia em que possibilitará que nossos natais tenham um gosto diferente. Um gosto de vitória e um gosto de "eu consegui". 

     Feliz natal a todos. E que essa semana seja repleta de alegrias. E, caso haja alguma tristeza, certamente o tempo se encarregará de apagar. Felicidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário